top of page

Pesquisa no Brasil mostra a eficácia da terapia de exposição narrativa NET

Publicado pela revista "Ciência e Saúde Coletiva", o artigo apresenta um estudo realizado no Rio de Janeiro com mulheres vítimas de violência e mostra a viabilidade da aplicação da NET nos serviços de saúde.



O artigo apresenta o primeiro estudo com a Terapia de Exposição Narrativa no Brasil (2018-2019).


Foi realizada uma serie de casos com mulheres com histórico de múltiplos traumas, incluindo abusos, maus-tratos, ameaças e violência doméstica.


Todas as pacientes apresentaram redução clínica nos sintomas de TEPT, revelando a sua eficácia.




Além da relevância clínica, o artigo apresenta de forma didática a condução de um caso.


As sessões seguem o protocolo da NET, desde o início até o final do tratamento.


Contém um exemplo de linha da vida e de sessões de exposição narrativa.





Esquema de condução de uma exposição narrativa na NET

Figura do artigo Terapia de exposição narrativa para o tratamento do transtorno de estresse pós-traumático com pessoas que passaram por violência doméstica e comunitária: estudo de série de casos em dois centros de saúde no Rio de Janeiro, Brasil. Serpeloni et al 2023
Estrutura e componentes das sessões de exposição narrativa

Fonte: Terapia de exposição narrativa para o tratamento do transtorno de estresse pós-traumático com pessoas que passaram por violência doméstica e comunitária: estudo de série de casos em dois centros de saúde no Rio de Janeiro, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, 28 (6), 2023.




A publicação pode ser encontrada na íntegra abaixo ou online: https://scielosp.org/pdf/csc/2023.v28n6/1619-1630/pt



Artigo serie de casos NET, 2023
.
Fazer download de • 727KB





A descrição do caso clínico pode ser encontrada aqui:

Exemplo de caso clínico (reconstruído) de Terapia de Exposição Narrativa, artigo NET 2023
.
Fazer download de • 529KB





O estudo foi coordenado pelas pesquisadoras Fernanda Serpeloni (Fiocruz I Instituto NET) e Anke Köbach (Universidade de Konstanz I Instituto NET), em colaboração com Jeanine Narrog (Instituto NET), Simone G. Assis (Fiocruz), Joviana Avanci (Fiocruz) e Bianca Pickler (Fiocruz). Agradecemos a todos e a todas as terapeutas NET que fizeram esse projeto ser possível, bem como a todas as pacientes que confiaram no processo e compartilharam as suas narrativas.




Referências


Serpeloni F, Narrog JA, Pickler B, Avanci JQ, Assis SG, Koebach A: Terapia de exposição narrativa para o tratamento do transtorno de estresse pós-traumático com pessoas que passaram por violência doméstica e comunitária: estudo de série de casos em dois centros de saúde no Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva 2023, 28:1619-1630.







53 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page