top of page

Edição especial do curso da FORNET

Atualizado: 28 de jul. de 2023

Especialmente nesse curso teremos a participação de professores convidados!


O criador da NET/FORNET, Dr. Thomas Elbert (Alemanha), autor de diversos artigos e livros sobre o trauma; e as professoras Laryssa Angelica Copack Muniz, Juíza e coordenadora do CEJUSC em Ponta Grossa, e a psicóloga doutora Glaucia Orth, para falar sobre o lugar do trauma na justiça e o trabalho com a NET/FORNET no sistema de justiça.


O módulo avançado da FORNET para reabilitação de ofensores tem por base a lógica clássica da NET. O tratamento tem por foco especial a agressividade apetitiva, bem como o processamento da memória do trauma. O componente de grupo do FORNET inclui o aprendizado de habilidades e o apoio de colegas. O objetivo do curso é identificar e processar os principais eventos da vida que causaram o desenvolvimento da agressividade apetitiva e a inclusão de técnicas terapêuticas de grupo.


Para realizar o módulo da FORNET é preciso ter feito primeiro o curso de fundamentos da NET. Saiba mais sobre o curso de fundamentos da NET aqui.



Prof. Dr. Thomas Elbert, Departamento de Psicologia, Universidade de Konstanz, D-78457 Konstanz, Alemanha, Instituto Internacional da NET


Thomas Elbert estudou física (diploma em 1975) e psicologia (PhD em 1978) nas Universidades de Munique e Tübingen na Alemanha. Trabalhou na área de neurociência comportamental até 1989, com períodos de professor visitante na Universidade Estadual da Pensilvânia e na Universidade Stanford nos Estados Unidos. Em seguida, tornou-se chefe de um grupo de pesquisa clínica na Faculdade de Medicina da Universidade de Münster, Alemanha. Desde 1995, ele é professor de Psicologia Clínica e Neurociência Comportamental na Universidade de Konstanz (Alemanha) estudando as consequências do estresse social e traumático em condições de laboratório e também em regiões de guerra e crise na África e Ásia. Lá, ele também investigou os fatores que impulsionam o comportamento violento e agressivo. Com base em estudos comportamentais, clínicos e neurocientíficos, sua equipe desenvolveu ferramentas psicoterapêuticas avançadas e, em conjunto com os professores Frank Neuner e Maggie Schauer, desenvolveu a Terapia de Exposição Narrativa NET para o tratamento das consequências adversas do estresse traumático e da violência, bem como a FORNET e a NETfacts. Fundador do Instituto Internacional da NET https://www.net-institute.org/.

Dr. Elbert é autor do manual da NET traduzido para mais de 10 línguas.


Membro da Academia Hector, da Academia Europaea, da Academia Nacional de Ciências da Alemanha Leopoldina e da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo. Ele também é professor honorário na Université Lumière, em Burundi, e na Universidade de Ciência e Tecnologia de Mbarara, na Uganda. Ele recebeu financiamento avançado do Conselho de Pesquisa Europeu (European Research Council – ERC) e foi agraciado com um projeto Koselleck da DFG. Além disso, foi homenageado, entre outros, com o Prêmio Alemão de Psicologia e o Prêmio Carl-Friedrich-von-Weizsäcker pelo desenvolvimento de ferramentas terapêuticas.


Profa. M.Sc. Laryssa Angelica Copack Muniz, Juíza e coordenadora do CEJUSC_PG, Tribunal de Justiça do Paraná.

Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Juíza de Direito da 1a Vara Criminal da Comarca de Ponta Grossa - Paraná. Juíza coordenadora do CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Ponta Grossa. Membro da Comissão Estadual de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, professora formadora da Escola Nacional de Formação de Magistrados (ENFAM), na cadeira de Justiça Restaurativa. Instrutora e facilitadora de Círculos de Paz pela AJURIS





Profa. Dra. Glaucia Mayara Niedermeyer Orth, Psicóloga da prefeitura municipal de Ponta Grossa e CEJUSC - PG


Psicóloga, mestre e doutora em ciências sociais aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-doutoranda em saúde pública (ENSP/Fiocruz), onde pesquisa a intervenção da terapia de exposição narrativa para o tratamento de transtornos associados ao trauma em policiais penais e população privada de liberdade de unidades penais em Ponta Grossa-PR, em colaboração com a Universidade de Konstanz (Alemanha) e o Departamento de Polícia Penal do Paraná. Atualmente é Psicóloga da Fundação Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa cedida ao CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). Facilitadora e Instrutora em cursos de justiça restaurativa e terapeuta NET. Trabalha com justiça restaurativa desde 2014, já publicou livros e artigos sobre justiça restaurativa e trauma. http://lattes.cnpq.br/7005456115035811



Profa. Dra. Fernanda Serpeloni (Instituto NET, Fiocruz)


Psicóloga, possui doutorado em Psicologia Clínica e Neurociências pela Universidade de Konstanz (Alemanha) com orientação do Dr. Thomas Elbert. Mestrado em Psicologia Clínica (PUC-SP). Realizou pós-doutorado em saúde pública (ENSP/Fiocruz) e em saúde da criança e da mulher (IFF/Fiocruz). Atua como psicóloga clínica e pesquisadora visitante no programa de pós-graduação em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Tem experiência internacional em treinamentos e no trabalho com pessoas que passaram por violações de direitos humanos, como Alemanha, Senegal, Uganda e República Democrática do Congo. Há mais de 10 anos investiga os efeitos transgeracionais do trauma a partir de estudos sobre as memórias epigenéticas, respostas fisiológicas do estresse traumático, resiliência e intervenções baseadas em evidências para o tratamento de transtornos associados ao trauma. Atualmente coordena o estudo clínico sobre a eficácia da Terapia de Exposição Narrativa NET para pessoas que passaram por situação de violência no Brasil. Colabora no desenvolvimento de um programa de intervenção para o tratamento de problemas de saúde associados ao trauma e promoção da reintegração de adultos em privação de liberdade de duas penitenciárias de Ponta Grossa-PR. Já publicou artigos e capítulos de livro na área. É fundadora do Instituto de Terapia de Exposição Narrativa e membro da ONG vivo international (victim’s voice).



Quando?

25 de ago., 09:00 – 17:00 curso online


Conteúdo

  • Trauma e agressividade (rede da caça)

  • Agressividade apetitiva e agressividade reativa

  • Exposição narrativa de um graveto (envolvimento ativo com um ato de violência)

  • Programa de reabilitação para ofensores – FORNET

  • Prática supervisionada.

Carga horária

O curso tem a duração de um dia (7hs). Inicia pontualmente às 09hs e encerra às 17hs em ambos os dias.

Inscrições

Aqui no site, na página do curso da FORNET Ou pelo email info@institutonet.com.br



112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page